Docentes

O corpo docente da universidade está devidamente preparado para responder aos desafios contemporâneos, especialmente as questões em sala de aula, pelo desenvolvimento de sua pratica pedagógica, pois o foco central do sucesso da atuação do professor está em sua formação, vale dizer que essas práticas e atualizações precisam ocorrer da forma mais abrangente e revolucionária possível, e que o ensino objetive a aprendizagem através do envolvimento integral do aluno.

O próprio processo de formação dos professores (a)s da UFERSA, por meio do Programa de Atualização Didático-Pedagógica da Docência na UFERSA, propõe a atualização dos professores (a)s nas áreas de conhecimentos específicos e interdisciplinar, com habilidades didáticas e atitudes para desenvolver profissionais reflexivos ou investigadores, com capacidade de refletir sobre a própria pratica docente, com o objetivo de aprender a interpretar, compreender e refletir sobre a realidade social e a docência.
Os professores (as) do Curso de Engenharia Florestal tem como centro de preocupação, criar condições para o seu envolvimento com o próprio ato de educar, conceito bem mais amplo do que o da ação de ministrar aulas, pois envolve fins mais abrangentes para o processo educacional. Afinal, como afirma Freire “nenhuma ação educativa pode prescindir de uma reflexão sobre o homem e de uma análise sobre suas condições".
 
A relação professor aluno está pautada principalmente por aspectos relacionados à forma de tratamento e vínculo entre o professor e o aluno, ou grupo. O respeito, a honestidade, a amizade, o afeto, a proximidade, a confiança, mediatizados pelas habilidades e equilíbrio do professor (a), promove a integração, sendo essenciais para se estabelecer uma boa relação entre professores e alunos. Estes fatores favorecem que o conhecimento seja uma prática humanizada e marcante para todos os envolvidos no processo de educação.

Docentes


Prof. Dr. Alan Cauê de Holanda (Currículo Lattes)
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Campina Grande (2006), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, na linha de pesquisa Ecologia e Conservação de Ecossistemas Florestais (Silvicultura). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Restauração de Ecossistemas Florestais, Recuperação de Áreas Degradadas e Conservação dos Recursos Naturais.



Prof. Dr. Allyson Rocha Alves (Currículo Lattes)
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2006), Mestrado em Ciências Florestais (2008), na área de Silvicultura e Doutorado em Ciências Florestais (2011) na área de Manejo Florestal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Atualmente professor Adjunto II da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró-RN. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Manejo Florestal, Inventário Florestal, Restauração Florestal, Viveiros Florestais.




Prof. MSc. Carlos José da Silva (Currículo Lattes)
Doutorando em Ciências Florestais pela Universidade de Brasília (2012), Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2011), possui mestrado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006), e Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2003).

Prof. MSc. Gabriela Salami (Currículo Lattes)

Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004-2009). Mestre em Manejo de Solo pelo programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade do Estado de Santa Catarina (2012. Professora Auxiliar do Departamento de Ciências Vegetais da UFERSA, na área de Política e Legislação Florestal, Economia Florestal e Planejamento e Administração Florestal.





Prof. Dr. Marco Antônio Diodato (Currículo Lattes)
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1989), mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná (1993) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1998). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Ciências Ambientais.




Prof. Dra. Poliana Coqueiro Dias (Currículo Lattes)
Possui graduação em Engenharia florestal pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2009), mestrado em Ciência Florestal, na área de Silvicultura com ênfase em silvicultura clonal, pela Universidade Federal de Viçosa (2011), doutorado pela Universidade Federal de Viçosa em ciência florestal, na área de Silvicultura com ênfase em melhoramento genético florestal. Atualmente é professora das disciplinas Patologia Florestal e Melhoramento florestal, ministradas ao curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Silvicultura, Produção de mudas de Essências Florestais, Silvicultura clonal e Melhoramento Florestal. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Genética e Melhoramento Florestal e Silvicultura Clonal.

Prof. MSc. Pompeu Paes Guimarães (Currículo Lattes)
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013), mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011) e curso-tecnico-profissionalizante pelo Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges - UFF (2002). Atualmente é Professor Auxiliar da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Revisor de periódico da Floresta (UFPR. Impresso) e Revisor de periódico da Nativa: Pesquisas Agrárias e Ambientais. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Manejo Florestal. Atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, fatores humanos, antropometria, Ambiente de trabalho, layout do processo produtivo.

Prof. MSc. Rejane Costa Alves (Currículo Lattes)
Possui graduação em Engenharia Industrial Madeireira pela Universidade Federal do Espírito Santo (Início em 2006/2- Término em 2010/2). Mestrado em Engenharia de Estruturas pelo programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas da Universidade Federal de Minas Gerais (Início em 2011/1- Término em 2012/2). Atualmente é doutoranda nesta mesma instituição. Especialista em Design de Móveis pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Início em 2012/1- Término em 2013/2). Professora Auxiliar do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade Federal Rural do Semi-árido, Campus Mossoró, na área de Anatomia e Propriedades da Madeira; Recursos Energéticos Florestais; Estrutura de Madeira. Áreas de atuação: Ensaios Não Destrutivos, Engenharia de Estruturas, Anatomia da madeira, Tecnologia da madeira, Design de móveis e Sustentabilidade.

Prof. Dra. Rejane Tavares Botrel (Currículo Lattes)
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (1999), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2001) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Tem experiência na área de Ecologia com ênfase em Ecologia de comunidades, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica florestal, etnobotânica, florística e fitossociologia. Atualmente é professora adjunto III da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário